Lançamento de biografia sobre a artista Hilma af Klint

Nesta quarta-feira (6/6), Luciana Pinheiro apresenta a biografia "As Cores da Alma – A Vida de Hilma af Klint", sobre a pioneira da arte abstrata

VER GALERIA

Artista plástica, terapeuta biográfica e arte educadora, a autora Luciana Pinheiro lança nesta quarta (6/6), na Substantiva Educação e Comunicação, a biografia As Cores da Alma – A Vida de Hilma af Klint, sobre a pintora sueca cujo trabalho vem sendo reconhecido como pioneiro no campo da arte abstrata. O relato traz luz à ainda escassa bibliografia produzida em torno da artista, mesmo em outros idiomas.

É uma oportunidade, 75 anos após sua morte, para o público brasileiro conhecer Hilma af Klint (1862 – 1944), cujo legado entrou tardiamente na história da arte. O evento se inicia às 18h30min, com palestra da autora, e o livro pode ser adquirido no local ou pelo site.

O lançamento faz parte do roadshow da autora e acontece em programação paralela à exposição Hilma af Klint: Mundos Possíveis, da Pinacoteca de São Paulo. O museu traz pela primeira vez à América Latina uma mostra individual da pintora, que desenvolveu imagens abstratas muito antes de alguns dos mais célebres artistas homens associados ao movimento abstracionista.

O livro é a primeira biografia da artista escrita no Brasil e procura mostrar a personalidade de Hilma como síntese de suas experiências e existência, sem reduzir a incontestável força de sua arte a apenas uma de suas esferas. Assim, o leitor poderá tomar conhecimento da infância de Hilma, da sua aproximação com movimentos espiritualistas na virada do século, da sua formação como pintora na Academia Real de Belas Artes, da independência financeira sustentada como pintora de paisagens e retratos, da formação de seu grupo de estudos espiritualistas De Fem, do encontro com o antropósofo Rudolf Steiner, entre outras passagens de sua vida.

Em 2013, o Moderna Museet de Estocolmo apresentou Hilma af Klint, a Pioneer of Abstraction, uma grande mostra que durou quase um ano. A partir dali, a obra de Hilma viajou por museus de Berlim, Veneza, Londres e Nova York.

Segundo Luciana Pinheiro agora é a vez do Brasil conhecer essa “pesquisadora espiritual do oculto”.

– As imagens produzidas por Hilma eram apenas molduras para o verdadeiro conteúdo espiritual que ela desejava revelar – comenta a biógrafa.

Quarta 18h30min

Substantiva Educação e Comunicação Ltda (Rua Visconde do Rio Branco, 698)

Entrada franca

Mais Informações

agenda

23

MAI

16

JUN
“Marinhas” na Galeria 189
Exposição do artista Marcelo Mello reúne mais de 80 peças, todas produzidas em 2017
Artes Visuais
Galeria 189 Marcelo Mello Marinhas
agenda

16

MAI

17

JUN
"Manifeste|se" na Casa de Cultura Mario Quintana
Inaugura nesta quarta (16/5), às 19h, a exposição Manifeste|se, de Mateus Winkelmann, Dery O'hanna, Ricardo Kroeff e Juliana Vargas. A mostra fica em cartaz até o dia 17
Artes Visuais
Manifeste|se Mateus Winkelmann Ricardo Kroeff Juliana Vargas Casa de Cultura Mario Quintana nstituto Estadual de Artes Visuais
agenda

17

ABR

21

JUL
Instituto Ling mostra "Todas as Graças", de Laura Vinci
Abertura da exposição no dia 17 de abril contará com palestra da artista e da curadora Virginia Aita
Artes Visuais
Laura Vinci Instituto Ling Todas as graças