Capa. Foto: Divulgação

Clima lança "La Commedia È Finita"

O título do disco faz menção à ópera “Pagliacci”, de Ruggero Leoncavallo, e tem lançamento nesta sexta-feira (29/3)

VER GALERIA

La Commedia È Finita (2019) é o novo disco do cantor e compositor Clima – sucedendo Monumento ao Soldado Desconhecido, seu álbum de estreia, lançado em 2016. O título do trabalho faz menção à cébere ópera Pagliacci, do compositor italiano Ruggero Leoncavallo (1857 – 1919), citando a famosa frase final do palhaço Canio, seu protagonista.

Nesse novo trabalho, Clima amplia a parceria firmada com Nuno Ramos em seu primeiro disco, apresentando novas canções com Romulo Fróes – também produtor do disco ao lado de Clima –, além de apresentar suas próprias composições. A presença de novas parcerias amplia o espectro dessas composições, tornando-as mais variadas não apenas no aspecto musical, mas também nos assuntos tratados em suas letras.

Sua nova banda – formada por Rodrigo Campos (guitarra e cavaco) e Sérgio Machado (bateria), que já haviam participado do trabalho anterior, contando agora com as presenças de Juçara Marçal nos vocais, Fábio Sá no baixo e Kiko Dinucci nos synths e samples –também possibilita a Clima lidar com uma sonoridade bastante diversa em relação ao seu disco de estreia.

Se em Monumento ao Soldado Desconhecido se destacava uma sonoridade próxima do jazz, sobretudo por seus improvisos, em La Commedia È Finita são priorizados procedimentos mais experimentais, que já estavam presentes em seu primeiro disco – mas que agora são aprofundados, incorporando elementos de outras áreas artísticas às quais Clima mantém uma ligação, como o cinema e artes plásticas.

O pop suado de Felipe Cordeiro
O músico lança o disco "TRANSPYRA" nesta sexta-feira (29/3), com produção musical assinada por Kassin e pelo próprio cantor, compositor e guitarrista
Música
Felipe Cordeiro TRANSPYRA Lançamento Kassin Arnaldo Antunes Nina Becker
Rael dá contornos pop a "Flor de Aruanda", primeira música do seu próximo trabalho
Com produção do próprio cantor e compositor e distribuição da gravadora LAB Fantasma em parceria com a Sony Music, a nova canção marca uma mudança no seu processo criativo
Música
Rael Flor de Aruanda Clipe
Adriana Calcanhotto lança "Margem" e se renova em clipe raspando o cabelo
Em ritmo de bossa nova, música ganha força com vídeo dirigido por Murilo Alvesso
Música
Adriana Calcanhotto Margem Clipe